segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vulcões


O que são vulcões?
Observamos imagens de diversos vulcões, concluindo que onde ocorrem, deixam rastros de destruição.


Vulcão de argila: montamos um grande, no grupo, fazendo-o entrar em erupção. Depois cada um modelou o seu, em tamanho menor para levar para casa, juntamente com a receita e ingredientes necessários para explodi-lo. 


No Brasil, não há vulcões, mas há outras formas de destruição. Observamos gravuras de revistas que as crianças trouxeram (solicitadas anteriormente), que retratam coisas ruins que ocorrem em nosso país. Discutimos cada uma delas, colando-as num painel para expor na sala. Concluímos que são atitudes ruins e que nos deixam tristes, por isso adicionamos ao painel, a “carinha triste”. 


Mas o que queremos são rostos felizes, acontecimentos bons, boas atitudes, a amizade, o amor e a paz, para que as “coisas ruins do nosso país” não aconteçam mais. Igualmente, fizemos um painel com imagens que retratam coisas boas, adicionando a “carinha feliz”.


Ouvimos a história “UM MUNDINHO DE BOAS ATITUDES”, de Ingrid Biesemayer Bellinghausen, em que aprendemos como ter boas atitudes na convivência com os amigos, na escola, em casa, com os pais e na sociedade. Lembramos assim, que agradecer, pedir por favor, pedir licença e pedir desculpas são boas atitudes e que nos deixam mais felizes.

Roda de Conversa: o que me deixa feliz? O que me deixa triste? Registramos, através de um desenho, as falas das crianças e expomos no corredor da escola.  

Mural das boas atitudes: as crianças colocam no final do dia, uma carinha ao lado de sua fotografia. Se tiveram boas atitudes, colocam uma carinha feliz. Se tiveram alguma atitude incorreta, como machucar um colega, não emprestar brinquedos, desobedecer a professora, colocam a carinha triste. As crianças são questionadas sobre como foi o seu dia na escola e elas mesma selecionam a carinha que deverão colocar no mural, conforme suas atitudes.




segunda-feira, 5 de setembro de 2011

DESAFIOS COM COLEÇÕES

Neste ano de 2011, estou desenvolvendo com minha turma, nível 3, (4 e 5 anos) o projeto “Um Mundo de Desafios” e a atividade desencadeadora foi a História “O Homem que amava Caixas”, de Stephen King. Através dela, exploramos diversos temas como o Amor, a Família, o Relacionamento Pai e Filho, caixas, brinquedos e objetos que as crianças costumam colecionar.
Nas primeiras atividades representamos as formas de demonstrar o amor, conversando bastante sobre atitudes boas e ruins, comportamento, obediência, amizade e bem estar. Registramos todas as conclusões que surgiram e colocamos nos corações do amor, lembrando que assim vamos demonstrar o amor com os colegas, com os nossos pais, na família e também na natureza:
“Precisa jogá o lixo no lixo pra salvá o planeta” (O. R. 4 anos)

Outras atividades foram desenvolvidas:
·        Nome do meu pai – comparar as letras do nome do pai com as do meu nome;
·        Bingo do Nome do Pai;
·        Quais as brincadeiras que eu realizo com o meu pai? desenho: COM QUEM EU BRINCO? DE QUÊ?
·        A paixão do pai era o filho e a coleção de caixas: Qual é a minha paixão? Trazer um objeto de casa.

Passamos a colecionar caixas de diversos tamanhos e com elas cada um montou o seu brinquedo: casa, prédio, avião, nave, pistas, que são utilizados nos momentos de brincadeira livre.  Também montamos outros objetos com elas, levando-nos à diversão!


Em seguida, as atividades do projeto envolveram coleções de brinquedos, explorando diversas áreas do conhecimento, como a linguagem oral e escrita, a matemática, a música e a arte visual.
Atividades com coleções de bonecas:
 - Curiosidades sobre como eram as primeiras bonecas. (madeira, porcelana e pano).
- Classificação de Seriação de bonecas.


- Tema de Casa: as mães descrevem como brincavam na infância.
- Atividade de recorte: recortar os bonecos e colar na ordem do maior para o menor.
- Fazer a “escadinha” da nossa turma, ordenando os colegas por sua altura.


- Confeccionar roupinhas e brincar de colocar nas bonecas, seriando as de inverno e verão.
- Curiosidades sobre as Bailarinas.
- Vídeo e música “Ciranda da Bailarina” de Adriana Calcanhoto
- Observar as rimas da música.
- Poema: “A Bailarina” de Cecília Meireles
-Criar versos a partir do poema, perguntando às crianças o que elas querem ser quando crescer.
- O que Rima com meu nome? Fazer painel com imagens que rimam com o nome de cada um).

- Jogo de Memória das Rimas.

Livro de poesia: “E um rinoceronte dobrado”, ler os versos e desenhar: o que você colocaria em sua caixa de sapatos?

                     

Atividades com coleções de carrinhos:
- Curiosidades sobre os carrinhos: o primeiro que surgiu foi o carrinho de rolimã...
- Brincar com um carro de rolimã no jardim da escola.
- Jogo de Trilha de letras: andar a quantidade de casas tirada no dado com os carrinhos.
- Atividade de colagem: colar a quantidade de carrinhos que correspondem a cada número.
Tema de casa: Os pais relatam como brincavam com carrinhos na sua infância.
- Vivenciar estas brincadeiras com as crianças: pistas na areia e escorregar em folha de coqueiro.

                                                     CARRO DE LOMBA                                                                          
FOLHA DE COQUEIRO
TRILHA DE LETRAS
Para finalizar o projeto, realizamos uma visita à Brinquedoteca da Univates, onde oportunizamos mais uma tarde de brincadeiras e diversão!