segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Explorando a terra!



O que tem embaixo da terra?
Fomos para o pátio cavar a terra para ver o que encontramos. Muito surpresos ficamos...pedras, raízes, minhocas, ossos e até lixo encontramos.
Observamos imagens no livro “Meu Primeiro Larousse das Descobertas” e vimos o que mais tem embaixo da terra: formigas, raposas, toupeiras.
Concluímos que certas coisas nós não enxergamos, pois ficam embaixo da terra. Só vemos aquilo que fica por cima: gramas, árvores, plantas, casas, etc.
Registramos aquilo que fica embaixo da terra e em cima da terra. 


Vimos que alguns alimentos também ficam embaixo da terra: cenoura, rabanete, aipim, batata, beterraba. Fomos até a horta da escola verificar. A tia da cozinha havia semeado alguns destes alimentos e combinamos de observar o seu crescimento até o dia da colheita destes. Que alegria foi arrancá-los da terra!
 Também ouvimos a história “O Grande Rabanete”, dramatizando-a e colhendo rabanetes da horta. 1162, 1155

Plantamos um pé de feijão, colocando algumas sementes num copo plástico com terra. Analisamos o processo de germinação e registramos.


Informações e curiosidades sobre minhocas: construímos um minhocário para observar as galerias subterrâneas que servem de oxigenação das raízes das plantas. 


Certos animais deixam pegadas na terra. Confeccionamos o jogo “Bate-Bate das pegadas”, que consiste em pegar com o bate-bate a maior quantidade de letras. A professora mostra uma letra e quem encontrá-la primeiro, bate sobre ela, podendo ficar com ela. É bem divertido, mas é preciso ser rápido!


E como será que fica a nossa pegada? Colocamos o pé no barro e pisamos numa folha para deixar uma pegada... 




3 comentários: